Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Manoel Honorato da Cunha Pedroza
Pais
  1. Manoel Gomes da Cunha Pedroza (✭1818, ✟01-08-1901) Barão de Bonito (Coronel). O Barão de Bonito. Para falar das atividades do coronel Manoel Gomes da Cunha Pedroza, depois que ele chegou no município do Bonito, iniciaremos com a escritura do arrendamento que se encontra no primeiro cartório do Bonito, no livro nú­mero 3 (três) de notas, folhas 114v. Essa escritura foi pas­sada. pelo senhor Henrique Marques Lins, proprietário, na época, do engenho Ilha de Flores, para o senhor Manoel Gomes da Cunha Pedroza. A escritura foi feita no dia 12 de junho de 1850 e correspondia a três anos de arrenda­mento. Partiu do arrendamento deste engenho, a epopéia do coronel Manoel Gomes da Cunha Pedroza, que tornou­-se um grande e poderoso proprietário de vários engenhos e político influente no município do Bonito e por toda a região, como veremos adiante. Segundo o acervo de Orlando Cavalcanti, o senhor Manoel Gomes da Cunha Pedroza nasceu na fazenda Ma­lhadinha, no município de Limoeiro, no ano de 1818. Infe­lizmente, não descreve o nome dos seus pais, mas mencio­na seu casamento com dona Izabel Francisca de Moura Borba, que depois passou a chamar-se Izabel Francisca de Moura Pedroza, falecida no engenho Ilha de Flores, em 1882. O que chama a atenção é a data do seu falecimento, uma vez que, no cartório do Bonito, o inventário de dona Izabel foi procedido no ano de 1899. Essa informação é encontrada apenas no índice. Os livros se estragaram e fo­ram incinerados. O coronel Manoel Gomes da Cunha Pedroza e dona Izabel Francisca de Moura Pedroza tiveram 10 filhos. Não sabemos exatamente a ordem de nascimento dos mesmos.

    VIDA POLÍTICA O senhor Manoel Gomes da Cunha Pedroza ocupou vários cargos de destaque na vida política do Bonito. Por exemplo, foi: - Suplente de Juiz Municipal - Suplente de Delegado de Polícia - Delegado de Polícia - Major da Guarda Nacional - Coronel da Guarda Nacional - Chefe do Estado-Maior da Guarda Nacional - Vereador de 1865 a 1868 - político notável, a ponto de chegar à Presidência da Câmara dos Vereadores que, naquele tempo, era a mola fundamental da administração dos municí­pios - Presidente da Câmara - Repetiu o mandato em 1869-1872, sendo tam­bém Presidente da Câmara e Intendente. A maioria das reuniões dos Conselheiros Municipais era realizada na Casa Grande do Engenho Ilha de Flores, distante da sede do município mais de 30 quilômetros, via­gem feita a cavalo. O coronel Manoel Gomes da Cunha Pedroza foi agra­ciado com o título de Barão do Bonito em 11 de agosto de 1888. Faleceu no dia 1 de agosto de 1901 no engenho de Ilha de Flores e sepultado na capela do cemitério local. Pesquisa realizada por Amara Maria Pedrosa Silva, sua bisneta, no livro: MOURA, Severino Rodrigues de. Senhores de Engenho e Usineiros, a nobreza de Pernambuco, FIAM-CEHM, SINDAÇÚCAR, 1998. Coleção Tempo Municipal, 17
Total de Ancestrais: 2
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Quinta-Feira, 21-11-2024 15:45 GMT - DB1
Pessoas: 113.941
Famílias: 36.281
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com