Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Antonio de Hollanda de Vasconcellos
  1. Antonio de Hollanda de Vasconcellos (✭aprox 1550, ✟05-05-1627) - (filho de 2 - Arnauld Florentz Boeyens Van Holand e 3 - Brites Mendes de Vasconcellos (Judia Sefardita)) Morreu antes da Guerra dos Holandeses
Pais
  1. Brites Mendes de Vasconcellos (Judia Sefardita) (✭cerca de 1525, ✟19-12-1620) - (filha de 6 - Luis Manuel Aviz (Duque de Beja) e 7 - Joana de Góis de Vasconcelos) Manuel José da Costa Felgueiras Gaio considera Brites Mendes de Vasconcelos como sendo filha de Bartolomeu Rodrigues. Ver Felgueiras Gaio, Tomo XXV, REGOS, §23, N6.

    As provas da ancestralidade judaica de Brites Mendes de Vasconcelos e também de seu esposo Arnaud de Holanda, constam no artigo do historiador Francisco Antonio Doria ("Sangue Converso no Brasil Colônia I", 2010) , que transcrevemos abaixo, bem como no processo de habilitação ao cargo de familiar do Santo Ofício de seu descendente João Gomes de Mello, casado com d. Jerónima de Almeida, disponível no acervo digital, no site da torre do tombo.

    Segue o texto de Francisco Antonio Dória:

    "Há uma lenda confusa e inverificável cercando o ancestral dos primeiros Holanda em Pernambuco, Arnal de Holanda. Seria Arnal de Holanda filho se um certo barão Hendrick van Rhijnburg, barão batavo, casado com Magrete Florenz, irmã do papa Adriano VI (...). Só que, para começar, o tal barão não se consegue documentar e o papa Adriano VI, que reinou um ano e tanto, de 1521 a 1523, não teve irmãs, só dois irmãos. (...) A mulher de Arnal era notoriamente judaizante, Brites Mendes, a Velha, conforme testemunhos no pedido de familiarato do Santo Ofício de José Gomes de Mello, que dela descendia - e noutro processo, de fins do século XVI (uma das primeiras datas é 1699) e nele se diz que "o pai e a mãe da dita Brites Mendes foram castigados pelo Santo Ofício por judaísmo e fora a dita sua mãe, queimada. Pois alem do mais havia em Portugal, na virada do século XV para o século XVI, uma família de Holanda, muito rica, de comerciantes abastados e muito viajados. Que eram judeus. (...) Em 15 de julho de 1551, Diogo de Holanda, o "Salomão" se apresenta à inquisição. É dado como filho de dois judaizantes, Jacob de Holanda e Leonor Mendes. Nascera Diogo de Holanda, o Salomão, em 1535.
    (...) Neste meio tempo entram em cena os parentes afina dos Holanda portugueses, os Linz von Dorndorf, fidalgos alemães, cristãos, banqueiros de Ulm. Em 1564, Maximiliano II majestade cesárea envia carta a D. Sebastião pedindo que lhe atendesse os pleitos de seu vassalo, Sebald Linz. Sebald Linz é genro de Francisco Jacome e, portanto, sobrinho do judaizante Diogo de Holanda. E o filho de Sebald Linz, neto de Francisco Jacomé, chamado Bartolomeu Jacome Linz, casa-se com Joana de Gois e Vasconcelos, filha de Arnal e Brites Mendes.
    (...)
    Pode-se pensar que Arnal de Holanda na realidade era também filho de Jacob de Holanda. Judaizante, casado com Brites Mendes, que suporíamos irmã ou sobrinha de Cosma Mendes, ou Leonor Mendes, a dona Rica. (...)"

    Resumo atualizado em 04/08/2021 em razão das dúvidas apontadas acerca da origem judaica de Brites Mendes apontadas pelo autor dos comentários abaixo. ??
    ----------------------------------------

    Se Brites é considerada judia precisa ter ancestrais judeus.
    ___________________
    Brites, quando jovem, orfã, ainda em Portugal, contava com valioso apoio da família Real. Conforme Antonio José Victoriano BORGES DA FONSECA em seu livro Nobiliarchia Pernambucana, de 1748, numa referência a Brites Mendes de Vasconcelos, diz que a Rainha D. Catarina, mulher de El-Rei D. João III, “a entregara a D. Brites de Albuquerque quando passou a Pernambuco em companhia de seu marido, o Donatário Duarte Coelho, recomendando-lhe a sua acomodação, ao que generosamente satisfizera D. Brites de Albuquerque, casando-a com Arnau de Holanda e dando-lhe em dote muitas terras, nas quais fundou Brites Mendes muitos engenhos, que possuem hoje seus descendentes”.

    ***************************************************

    FONTE: https://prazercompartilharblog.wordpress.com/2017/12/28/ascendencia-de-brites-mendes-de-vasconcelos/

    Brites M. de Goes Vasconcelos a Velha (3,4,5) was born in 1520 in Lisboa - Portugal . She died 19/12/1620 in Olinda - PE - Brasil.
    1) NI - Morreu com quase 100 anos
    2) NI - Sepultada na Igreja de Santo Antonio de São Gonçalo do Convento do Carmo, Olinda, PE
    3) DFB - dá como local de nascimento: Crato (vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo).

    Fontes:
    3. Carlos Eduardo Barata e Bueno, DFB - Dicionário das Famílias Brasileiras . Verbete HOLANDA.
    4. Mario Linhares, OL - Os Linhares - Retrospecivo Genealógico - 1690 - 1954 , 21.
    5. Carlos Eduardo de Almeida Barata - 09/12/2004, Notas Informadas.

    Brites Mendes conforme o livro Tratado Genealógico da família Feitosa. autor :Leonardo Feitosa.
    Copiado do Family Search em 27/04/2022.
Avós
  1. Heinrich Van Holand - (filho de 8 - Leão Eça Van Holand e 9 - Antonia Van Holand (Antonia de Rhenoburg)) Heinrich van Holand, Barão de Rheinberg.
  2. Margaretha Florentz Boeyens - (filha de 10 - Floris Boyens van Utrecht e 11 - Geertruida Boeyens) Margarida Florenz Boeyens. Por algum tempo, julgaram-na irmã do Papa Adriano VI (Adriano Florentz Boeyens), mas não há comprovação. Parente, com certeza, era.
  3. Luis Manuel Aviz (Duque de Beja) (✭03-03-1506, ✟27-11-1555) Infante.
  4. Joana de Góis de Vasconcelos (✭1490) - (filha de 14 - Francisco de Albuquerque de Vasconcelos e 15 - Maria de Góes) Teria sido criada da Rainha D. Catarina, mulher do Rei D. João III, que a teria recomendado a D. Brites de Albuquerque quando esta, em companhia do marido , o Primeiro Donatário Duarte Coelho, embarcou para Pernambuco.
Bisavós
Trisavós
Tetravós
Pentavós
Hexavós
Total de Ancestrais: 19
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Sexta-Feira, 1-11-2024 11:42 GMT - DB2
Pessoas: 113.872
Famílias: 36.262
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com