Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Helena Nunes de Oliveira
  1. Helena Nunes de Oliveira (✭19-05-1921) - (filha de 2 - Manoel Ignácio de Oliveira e 3 - Francisca Nunes de Oliveira) Foi nomeada, em 1943, professora pelo Estado de Pernambuco, sendo uma das primeiras a ser titulada. Foi transferida para Gloria do Goitá-PE, depois para Pirituba, município de Vitória de Santo Antão-PE, em seguida para Sertania-PE, vindo novamente para Santa Rita, onde foi nomeada diretora do Grupo Escolar Solidônio Leite, em Serra Talhada. Foi uma das primeiras diretoras da primeira escolar de segundo grau de Serra Talhada. Trabalhou também no Tribunal de Contas do Estado, no gabinete do irmão Dr. Neto. Não teve filhos.
Pais
  1. Manoel Ignácio de Oliveira (✭16-01-1897) - (filho de 4 - Sebastião Ignácio de Oliveira e 5 - Antônia Nunes de Souza (Madrinha Sinharinha)) Irnero Ignácio. Construiu um açude, cuja vazante permitiu o plantio e colheita anual de grande quantidade de arroz. Foi suplente de Delegado em Vila Bela nos anos de 1923, 1930 e 1935 e Delegado em 1928 e 1931.
Avós
  1. Sebastião Ignácio de Oliveira (✭24-10-1855, ✟27-01-1927) - (filho de 8 - Antonio Ignácio de Medeiros e 9 - Maria Francisco de Medeiros) Major da Guarda Nacional. Conhecido como Baião Ignácio, proprietário das fazendas Santa Rita, Barrinha, Prazeres, Desterro, Cachoeira e Jasido sendo todas no município de Vila Bela, era proprietário do sitio Boqueirão em Belmonte-PE, e também foi político.
  2. José Ignácio de Souza (✭04-02-1866) - (filho de 12 - Braz de Souza Leite e 13 - Maria da Conceição de Oliveira) Tinha o hábito de vestir branco e andava com elegância, em uma viagem ao municipio de Conceição-PB, comprou uma fazenda proxima ao riacho Santa Inês, onde fixou residência e iniciou as atividades agropecuarista. Fonte: Carmelia Ignácio de Oliveira (46109).
Bisavós
  1. Antonio Ignácio de Medeiros (✭1826) - (filho de 16 - Ignácio Cabral de Oliveira (Basílio Marinheiro) e 17 - Antonia Maria da Conceição) Era agricultor abastado e e um grande político onde exercia muita liderança entre seus familiares tendo sido vereador da Câmara Municipal de Flores em 1868.
  2. Maria Francisco de Medeiros (✟18-03-1856) Faleceu de parto.
  3. Manoel Pereira de Vasconcelos (✭1848, ✟1930) - (filho de 20 - João Pereira de Vasconcelos e 21 - Honória Marta do Espírito Santo) (Né do Mirador). Era moreno claro, de boa estatura, muito careca e de barba longa. Era ele dono das fazendas Mirador, Barra, Cachoeira, Mocambo, Jurema e Lagoa do Mato.
  4. Ana Nunes de Souza - (filha de 22 - Antônio Nunes de Souza e 23 - Herculana de Melo Montenegro) Era uma mulher alva, bonita, inteligente e alfabetizou todos seus filhos.
  5. Maria da Conceição de Oliveira (✭09-04-1849) - (filha de 26 - Antonio Ignácio de Medeiros e 27 - Jacinta Maria da Conceição) Era conhecida como Lilia Ignácio
Trisavós
  1. Ignácio Cabral de Oliveira (Basílio Marinheiro) - (filho de 32 - Basílio Cabral de Oliveira e 33 - N.) Veio para o Brasil, no interior de Pernambuco, com os tios na década de 20 do século XIX, onde casou-se com Antonia Maria da Conceição e fundou a fazenda Santa Rita em Serra Talhada-PE. Todos os seus filhos nasceram nesssa fazenda.

    Luiz Karlos Ferraz, profundo conhecedor e pesquisador da descendência de Ignácio Cabral de Oliveira, conta que: "Por volta de 1822, chegou ao Recife 4 irmãos, dois foram morar em Alagoas e dois seguiram para o sertão de Pernambuco na vila de Vila Bela, eram eles Boaventura José de Medeiros e Francisco José de Medeiros que vieram com as esposas e os filhos e um sobrinho chamado Ignácio Cabral de Oliveira, filho de Basílio Cabral de Oliveira e uma irmã de Boaventura e Francisco José de Medeiros. Ignácio Cabral de Oliveira foi o fundador da fazenda Santa Rita em Serra Talhada-PE, era conhecido como Marinheiro e casou com uma filha de Boaventura José de Medeiros.".

    Foi Luiz Karlos Ferraz quem forneceu a grande maioria dos dados da família Ignácio Cabral de Oliveira e seus descendentes. Fonte: Livro Família Ignácio Cabral de Oliveira Medeiros e outras, pag. 11, CARMÉLIA IGNÁCIO DE OLIVEIRA (46109).
  2. João Pereira de Vasconcelos (✭1813, ✟1884) - (filho de 40 - José Antônio Rodrigues do Nascimento e 41 - Maria Pereira dos Santos) Procedente da região de Inhamuns, município de Tauá-CE, chegou com sua mãe Maria Pereira dos Santos, viúva, na região Lagoinha, Serra Talhada. Segundo Joaquim Pereira da Silva, consta na certidão de casamento que veio para Vila Bela com menos de 18 anos. Fonte: Sérgio Elias Wanderley.
  3. Antônio Nunes de Souza Residiram na Serra Pintada, entre PE/PB.
Tetravós
  1. N. - (filha de 66 - N. e 67 - N.)
  2. José Antônio Rodrigues do Nascimento - (filho de 80 - José Carlos Rodrigues do Nascimento e 81 - Ana Joana Batista Pereira da Cunha) Conhecido como José Antônio da Penha, por ser proprietário da Fazenda Lagoa Grande da Penha e vivido por lá. Hoje, o local é conhecido como Carnaubeira da Penha. Viuvo de Ana, casou com Maria. Iniciou o inventário de seu sogro no ano de 1834, na cidade de Flores, vindo a falecer no decorrer e sendo substituído por seu cunhado Izidoro Pereira de Lima, onde foi notificada sua irmã, a viúva Maria Pereira dos Santos no dia 07/07/1838, na fazenda Siliveira, sobre o citado inventário. Fonte: Sérgio Elias Wanderley.
  3. Maria Pereira dos Santos - (filha de 82 - Francisco Pereira Vasconcelos e 83 - Thereza Maria de Jesus) Procedente dos Inhamuns, município de Tauá-CE. Fixou-se na fazenda Siliveira, em Serra Talhada-PE. Carmélia (#46109), em seu livro, diz que ela veio de Tauá-CE. Na oralidade de Luiz de Ourinho (Luís #56514) diz que ela veio do Saco da Pedra Branca, nos Inhamuns-CE. Já Joaquim (#49258) afirma em cima da certidão de casamento de João (#66750) e Honória (#56472) ela ser de Barra do Joazeiro, Cariri Novo-CE. Fonte: Sérgio Elias Wanderley.
  4. Antônio Ramos Costa Pesquisa de Joaquim Pereira da Silva.
Pentavós
  1. N.
  2. N.
  3. N. (Mesma pessoa de nº 66)
  4. N. (Mesma pessoa de nº 67)
  5. José Carlos Rodrigues do Nascimento (✭1730, ✟1797) - (filho de 160 - José Rodrigues de Carvalho e 161 - Maria da Rocha Mota) O abastado fazendeiro José Carlos Rodrigues, remanescente dos fundadores da Casa da Torre e dono da fazenda Sabonete, situada no lugar em que está hoje Bom Nome, com sua esposa, Ana Joana Batista Pereira da Cunha, deixaram 8 filhos, sendo 6 mulheres e 2 homens. A filha Jacinta foi esposa de José Pereira da Silva. Outra, chamada Maria Manoela do Nascimento, foi esposa do português João Antônio Ramos Nogueira. Outra, foi esposa de José Mariano de Sá (de Floresta-PE), a qual o abastado fazendeiro deu a propriedade Canafístula. Outra, foi mulher de um rapaz da fazenda Ema (em Floresta-PE). Outra, casou na família Lacerda, e outra ainda, foi casada com um rapaz da fazenda Jazido, em Vila Bela. Os dois rapazes casaram. O primeiro, com uma moça do Pato (na ribeira do Pajeú), e o segundo, Gonçalo Rodrigues do Nascimento (falecido em 22/7/1878 aos 82 anos de idade), foi casado com a cearense Vitoriana Gomes de Oliveira (falecida em 16/4/1879 aos 75 anos de idade). (do livro "São José do Belmonte" de Valdir Nogueira, página 255).
  6. Francisco Pereira Vasconcelos Segundo pesquisa realizada por Joaquim Pereira da Silva, no Arquivo Público de Recife, o seu inventário está no Arquivo Público da Justiça da cidade de Flores-PE, caixa 978. As datas de nascimento dos filhos foram calculadas com base nos dados desse inventário.
  7. Basílio Cabral de Oliveira (Mesma pessoa de nº 32)
  8. N. - (filha de 210 - N. e 211 - N.) (Mesma pessoa de nº 33)
  9. Boaventura José de Medeiros - (filho de 212 - N. e 213 - N.) (Mesma pessoa de nº 34)
Hexavós
  1. Maria da Rocha Mota (✟antes de 1742)
  2. N. (Mesma pessoa de nº 66)
  3. N. (Mesma pessoa de nº 67)
  4. N. (Mesma pessoa de nº 66)
  5. N. (Mesma pessoa de nº 67)
Heptavós
Octavós
Eneavós
Decavós
  1. Braz Rabelo Falcão (✭aprox 1615)
  2. Isabel Brandão (✭aprox 1622, ✟01-11-1680) - (filha de 5146 - Belchior Brandão Coelho e 5147 - Maria Pestana)
Undecavós
  1. Belchior Brandão Coelho (✭24-12-1605) - (filho de 10292 - Antonio Brandão Coelho e 10293 - Isabel Barbosa de Sousa) 1624 - Salvador, Bahia, Brasil - Coronel Comandante em combate a invasao Holandesa.
    Cachoeira, Bahia, Brasil - Capitao.
    Coronel do Corpo de Ordenanca da Vila de Cachoeira.
  2. Maria Pestana (✭aprox 1610, ✟06-12-1653)
Dodecavós
Tridecavós
Tetradecavós
Pentadecavós
Total de Ancestrais: 68
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Quarta-Feira, 4-12-2024 4:35 GMT - DB2
Pessoas: 114.046
Famílias: 36.320
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com