Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Valdeir de Andrade Batista
  1. Valdeir de Andrade Batista (✭10-10-1936) - (filho de 2 - Antonio Batista de Souza e 3 - Corina Gomes de Andrade) Valdeir Batista nasceu na cidade pernambucana de Ipubi, em 10 de outubro de 1936, mas foi criado no município de Araripina. Ainda adolescente, demonstrou coragem e deixou o conforto do lar à procura de oportunidades que dificilmente uma pequena cidade do sertão pernambucano poderia oferecer nos anos 60. Então foi parar na cidade grande, a cidade maravilhosa! Uma vez no Rio de Janeiro, conseguiu sobreviver e estudar, apesar de todas as dificuldades vivenciadas por imigrantes nordestinos, como: discriminação, falta de dinheiro, e saudade da sofrida e querida terrinha. Ao retornar a Pernambuco, terminou os estudos, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Caruaru e conseguiu um bom emprego e estabilidade financeira.

    Venceu como imigrante nordestino! Voltou a Araripina pelo desejo de utilizar sua capacidade a serviço de uma região carente de profissionais qualificados, de educação, e acima de tudo, de água. Recebeu proposta de trabalho do então Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE), chegou ao cargo máximo da agência, e outra vez obteve a estabilidade e o conforto de um emprego seguro, começando sua trajetória na administração pública. Tomado pelos mesmos princípios que o fizeram deixar Araripina, deixou o emprego estável para lançar voos mais altos. E então, começou uma pequena tecelagem, que hoje emprega mais de 500 pessoas no setor têxtil. Mesmo com todas as adversidades que um empresário brasileiro está sujeito, ajudou a gerar desenvolvimento econômico em Araripina, consequentemente beneficiando o Estado de Pernambuco, gerando tributos e impostos, bem como provendo empregos diretos e indiretos. Também promovendo a cultura e entretenimento para o povo, através da rádio Arari FM, que faz parte do seu grupo empresarial. Valdeir venceu também como empresário e condutor de benefícios sociais à população na geração de emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias que dependem direta e indiretamente de seus empreendimentos.

    Mais uma vez, invadido pela vontade de mudar o destino do povo pernambucano, desta vez no campo da Administração Pública, usou de sua força, experiência e reputação a serviço de causas ainda mais nobres, como o bem-estar do povo do Sertão do Araripe. Dentre várias, uma de suas bandeiras era trazer água aos milhares de sertanejos que sofrem na pele com os efeitos da estiagem, sabendo, o próprio Valdeir, o que é conviver com a falta d’água. Durante este desafio, foi por duas vezes Deputado Estadual na Casa Joaquim Nabuco (ALEPE), com mandatos de 1991 a 1998. Depois, para exercer seu papel de administrador público mais perto do povo, foi Prefeito do Município de Araripina, nos anos de 2005 a 2008. Com seu empenho e seriedade na causa pública, alcançou representatividade local, estadual e regional. Triunfou ao trazer a tão necessitada água ao sertão do Araripe, através da Adutora do Oeste. É aclamado pelo povo. Venceu também como político e gestor público.

    Valdeir ensinou aos quatro filhos e netos o valor da dignidade e humildade. Pregou o bem não apenas por palavras, mas por atos durante toda uma vida. Não negou ajuda nem aqueles que, por fraqueza ou ignorância, o ofenderam. Semeou sempre o amor sem cobrança, à união e a importância da estrutura familiar. Hoje colhe o respeito e o amor incondicional. Venceu também como Pai. É só olhar para trás e ver que as marcas que deixou são eternas. Seu legado é exemplo do administrador público e empresário que estimulam o cidadão a sonhar, planejar, agir e realizar.

    Por tudo isso, Valdeir de Andrade Batista, recebeu a Medalha Leão do Norte pelo Mérito Administrativo e Assistência Social A entrega foi na Alepe no dia 29/11/2017 venceu na vida.
Pais
  1. Antonio Batista de Souza (✭13-11-1910, ✟04-06-1994) - (filho de 4 - João Batista de Souza e 5 - Etelvina Jobelina Holanda) O seu falecimento foi informado ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE em 07/06/1994. O sepultamento foi no Cemitério do Bom Jardim, Bodocó-PE.
Avós
Total de Ancestrais: 6
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Quinta-Feira, 21-11-2024 10:31 GMT - DB1
Pessoas: 113.941
Famílias: 36.281
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com