Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Salústio Alves e Rocha
  1. Salústio Alves e Rocha - (filho de 2 - Bertolino Alves e Rocha e 3 - Umbelina de Araújo Rego) Capitão. Coletor das rendas públicas estaduais, intendente de Aparecida, hoje Bertolínia.
Pais
  1. Bertolino Alves e Rocha - (filho de 4 - Gonçalo Francisco da Rocha e 5 - Antônia Maria das Neves) Tenente-Coronel. Em homenagem ao Tenente-Coronel Bertolino, foi dado o nome de Bertolínia à antiga vila de Nossa Senhora Aparecida, através do decreto estadual n.º 754, de 30 de dezembro de 1943.
  2. Umbelina de Araújo Rego (✟14-03-1859)
Avós
Bisavós
Trisavós
  1. Hilário Vieira de Carvalho (✭20-12-1733, ✟1813) - (filho de 36 - Hilário Vieira de Carvalho e 37 - Maria do Rego Monteiro) Tenente. O moço. Segundo do nome. Fazenda Várzea Grande, termo de Jerumenha.
    Fazendeiro e Político, nascido na Fazenda A Volta, termo de Oeiras, onde residiu inicialmente, exercendo o cargo de Vereador e foi arrematador dos dízimos; em 1766, foi uma das testemunhas na Devassa que se instalou contra José Leite, implicado com os jesuítas expulsos; depois, deixou o Canindé e mudou-se para a fazenda “Várzea Grande”, das margens do rio Gurgueia, termo de Jerumenha, onde estabeleceu grande criatório. Nesse novo domicílio exerceu os mais elevados cargos públicos, inclusive vereador e juiz ordinário e órfãos.

    Por: Reginaldo Miranda da Silva [#79218]
  2. Josefa Maria da Conceição - (filha de 38 - Antônio Pereira da Silva e 39 - Maria da Purificação) Conforme informações encontradas em registros, ainda existia no ano de 1825.
Tetravós
  1. Hilário Vieira de Carvalho (✟antes de 1759) - (filho de 72 - José Vieira de Carvalho e 73 - Maria Freire da Silva) (O velho).
    Segundo o Escritor Reginaldo Miranda, “no verão de 1719, adentrou o sertão do Piauí uma última bandeira de paulistas, com o objetivo de povoar o território, estabelecendo-se no vale do rio Canindé. Entre seus integrantes estava o casal José Vieira de Carvalho, o colonizador, e Maria Freire da Silva, trazendo consigo alguns filhos, entre esses Hilário Vieira de Carvalho”. Acrescenta que, “naquele mesmo ano também chegou à ribeira do Canindé, proveniente da vila de Cachoeira, na Bahia, uma família portuguesa constituída pelo capitão-mor Manoel do Rego Monteiro, sua esposa Maria da Encarnação e diversos filhos. Diz ainda que, “em pouco tempo, o paulista Hilário Vieira de Carvalho convolou núpcias com dona Maria do Rego Monteiro, filha desse último casal, unindo, assim, as duas famílias pioneiras da conquista do sertão.

    Abastado fazendeiro e político, residente em sua fazenda denominada "A Volta", nas margens do rio Canindé, onde faleceu, já não existindo em 03-04-1759; foi arrematador dos dízimos do Piauí, durante o triênio de 1740 a 1742; também, foi vereador de Oeiras.
  2. Antônio Pereira da Silva Juntamente com sua esposa, foram colonizadores portuguêses, radicados na fazenda Malhada.
Pentavós
  1. José Vieira de Carvalho (✭1685) Viveram, inicialmente, em São Paulo, onde Domiciana teria nascido, em 1714. Mudaram-se posteriormente para o Piauí, onde já estariam morando, em 1719. Várias publicações citam José Vieira de Carvalho como "bandeirante paulista" e patriarca da família Vieira de Carvalho, no Piauí.

    Segundo Abimael, Domiciana tinha os seguintes irmãos:
    Ana Vieira de Carvalho, c/c Manoel José dos Santos;
    Antônia Vieira de Carvalho, c/c Nicolau José Nogueira;
    José Vieira de Carvalho, c/c Maria Pereira da Silva;
    Hilário Vieira de Carvalho, c/c Maria do Rego;
    Aniceto Vieira de Carvalho, padre;
    Florêncio Vieira de Carvalho e
    Francisco Vieira de Carvalho;
    Marcos Vieira de Carvalho.
Total de Ancestrais: 20
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Domingo, 24-11-2024 5:47 GMT - DB1
Pessoas: 113.941
Famílias: 36.281
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com