Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

João Ferreira da Silva (João Peitudo)
  1. João Ferreira da Silva (João Peitudo) (✭1938, ✟26-07-2000) - (filho de 2 - Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) e 3 - Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita)) Funcionário Público da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Faleceu de ataque cardíaco, está sepultado no cemitério São João Batista. Foi reconhecido filho do cangaceiro Lampião em 1994 através de um exame de DNA realizado nos Estados Unidos. Teve 5 filhos.
Pais
  1. Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) (✭07-07-1897, ✟28-07-1938) - (filho de 4 - José Ferreira da Silva (Zé Ferreira) e 5 - Maria Sulena da Purificação) Cangaceiro. Conhecido como "Lampião" ou "Rei do Cangaço" ou "Capitão Virgulino". Consta no cartório de registro civil de Tauapiranga (São João do Barro Vermelho, distrito rural de Serra Talhada), no livro n.o 21, Folha 8, que nasceu no dia 07 de julho de 1897, uma terça-feira. E, segundo seu batistério, que se encontra na Diocese de Floresta, no livro 13, página 145, n.o 463, consta que ele nasceu em 07 de junho de 1898. Em 1905, fez a Primeira Comunhão na Vila São Francisco e em 1912, foi crismado em Floresta. Seus padrinhos de batismo foram os seus avós maternos. Foi alfabetizado por Domingos Soriano e Justino de Nenéu. Morto pela volante do Tenente João Bezerra, PM/AL.

    Sobre o apelido de Lampião, Luiz Conrado de Lorena e Sá em uma entrevista a Sinhô Pereira (https://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/02/entrevista-c-o-ex-cangaceiro-sinho.html), ele pergunta:
    Lorena - Por que Virgolino Ferreira da Silva ganhou o apelido de Lampião?
    Sinhô - Num combate, a noite, na fazenda Quixaba, o nosso companheiro Dé Araújo comentou que a boca do rifle de Virgulino mais parecia um lampião. Eu reclamei, dizendo que munição era adquirida a duras penas. Desse episódio resultou o Lampião que aterrorizou o Nordeste.

    Dé Araújo aqui citado, é Manoel Cavalcanti de Araújo (ID: #1514), filho de João Antônio de Souza Araujo e de Pacífica Benvinda Cavalcanti de Albuquerque, tio e padrinho de José Firmo de Araújo (#1).
  2. Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita) (✭08-03-1911, ✟28-07-1938) Também conhecida como "Maria de Lampião" ou "Maria Deá". Primeira mulher a entrar no cangaço.
Avós
  1. José Ferreira da Silva (Zé Ferreira) (✟08-06-1922) - (filho de 8 - Antônio Ferreira de Barros Santos e 9 - Maria Francisca das Chagas) Foi identificado como José Ferreira da Silva, José Ferreira de Lima, José Ferreira de Barros e até José Ferreira de Magalhães. Segundo alguns pesquisadores, a troca constante de nomes se deve ao fato de que José era da família Alves Feitosa, perdedores da guerra contra os Montes, no Sertão dos Inhamuns no Ceará. A família fugiu se dispersando para vários lugares do Nordeste. Seus pais residiam no sítio Baixa Verde em Triunfo-PE. Zé Ferreira foi morto pelo tenente Lucena de Albuquerque Maranhão, PM/AL. Foi sepultado no cemitério Santa Cruz do Deserto em Mata Grande/AL.
  2. Maria Sulena da Purificação (✟08-06-1922) - (filha de 10 - Manoel Pedro Lopes e 11 - Jacosa Vieira do Nascimento) Foi identificada como Maria Sulena da Purificação(certidão de nascimento de Virgulino), Maria Vieira da Soledade(batistério de Virgulino), Maria Vieira do Nascimento(certidão de casamento), Maria Santina da Purificação(batistério de Livino). Morou muitos anos com José Ferreira no sítio Passagem das Pedras, pedaço de terras desmembrado da fazenda Ingazeira, às margens do Riacho São Domingos, no município de Vila Bela, atualmente Serra Talhada/PE. Esse sítio ficava a uns 200 metros da casa dos seus pais. Foi sepultada no cemitério Santa Cruz do Deserto em Mata Grande/AL.
Bisavós
Total de Ancestrais: 8
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Domingo, 24-11-2024 5:15 GMT - DB1
Pessoas: 113.941
Famílias: 36.281
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com