Conhecido como "Lampião" ou "Rei do Cangaço" ou "Capitão Virgulino". Consta no cartório de registro civil de Tauapiranga (São João do Barro Vermelho, distrito rural de Serra Talhada), no livro n.o 21, Folha 8, que nasceu no dia 07 de julho de 1897, uma terça-feira. E, segundo seu batistério, que se encontra na Diocese de Floresta, no livro 13, página 145, n.o 463, consta que ele nasceu em 07 de junho de 1898. Em 1905, fez a Primeira Comunhão na Vila São Francisco e em 1912, foi crismado em Floresta. Seus padrinhos de batismo foram os seus avós maternos. Foi alfabetizado por Domingos Soriano e Justino de Nenéu. Morto pela volante do Tenente João Bezerra, PM/AL.
Sobre o apelido de Lampião, Luiz Conrado de Lorena e Sá em uma entrevista a Sinhô Pereira (https://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/02/entrevista-c-o-ex-cangaceiro-sinho.html), ele pergunta:
Lorena - Por que Virgolino Ferreira da Silva ganhou o apelido de Lampião?
Sinhô - Num combate, a noite, na fazenda Quixaba, o nosso companheiro Dé Araújo comentou que a boca do rifle de Virgulino mais parecia um lampião. Eu reclamei, dizendo que munição era adquirida a duras penas. Desse episódio resultou o Lampião que aterrorizou o Nordeste.
Dé Araújo aqui citado, é Manoel Cavalcanti de Araújo (ID: #1514), filho de João Antônio de Souza Araujo e de Pacífica Benvinda Cavalcanti de Albuquerque, tio e padrinho de José Firmo de Araújo (#1).
... Ver mais
Ver menos