Concluiu o curso secundário em 1976 no Colégio Industrial São Francisco de Assis, na cidade de Floriano (PI). Nesse período, começou a trabalhar como menor aprendiz do Banco do Brasil. Ingressou em 1977 na Escola Técnica Federal do Piauí e, simultaneamente, foi servidor público estadual da Secretaria do Trabalho e Ação Social, em Teresina, até 1978. Em 1979, iniciou o curso de engenharia civil na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e passou a exercer o cargo de professor na rede privada de ensino de Teresina. Presidente do Diretório Setorial dos Estudantes do Centro de Tecnologia da UFPI em 1981, ainda nesse ano filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1982, presidiu o Diretório Central dos Estudantes da UFPI.
Também em 1982, teve início sua carreira político-parlamentar com sua eleição a vereador em Teresina na legenda do PMDB. Deixou o PMBD em 1986 e ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tornando-se membro do comitê regional da agremiação. Em 1987, tornou-se presidente do PCdoB do Piauí. No ano seguinte, foi reeleito vereador em Teresina na legenda do PCdoB. Em 1989, tornou-se gerente do escritório Helberte Maciel Advogados Associados.
Iniciou o curso de direito da UFPI em 1991, que terminaria em 1994.
Entre 1993 e 1994 foi secretário dos Transportes de Teresina. Em 1995, foi nomeado presidente da Fundação Estadual de Cultura e Esportes do Estado do Piauí, na qual permaneceu até abril 1998 quando se desincompatibilizou para concorrer, nas eleições de outubro daquele ano, à vice-governador na chapa encabeçada por Mão Santa. Com a vitória de Mão Santa, Osmar Júnior foi empossado vice em 1° de janeiro de 1999. Em novembro de 2001, a chapa foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e uso da máquina pública para promoção pessoal.
Ainda em 2001, passou a integrar o comitê central do PCdoB. No pleito de outubro de 2002, novamente concorreu na condição de vice, agora na chapa encabeçada por Wellington Dias, do Partido dos Trabalhadores (PT). Com a vitória de Wellington Dias, Osmar Júnior foi empossado na vice-governadoria em 1° de janeiro de 2003.
Desincompatibilizou-se do cargo em abril de 2006 para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Piauí na legenda do PCdoB, no pleito de outubro do mesmo ano. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro seguinte. Participou das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Urbano, Crise do Sistema de Tráfego Aéreo e Subnutrição de Crianças.
Foi ainda membro do Conselho Estadual de Trânsito de Teresina.
FONTE: . Acesso em: 15 nov. 2009.
... Ver mais
Ver menos