Foi Prefeito de Petrolina no período 31-01-1969 a 31-01-1973.
Simão Amorim Durando, natural de Afrânio (então distrito de Petrolina), nascido em 5 de janeiro de 1936. Filho de Miguel de Lima Durando e Floriana Maria de Amorim Durando. Casado com Josefa Rosalina Rodrigues Durando, com quem teve oito filhos. Dedicou-se de corpo e alma a esta cidade, não apenas enquanto prefeito. Sua gestão valorizou a educação e a cultura nas suas mais diversas linguagens.
Vivência dentro da comunidade
Professor leigo em Afrânio (aos 14 anos de idade).
1955 - Passa a residir em Petrolina, assumindo o cargo de auxiliar da firma J. Ferreira e Cia. (Casa de Barracão).
1956 a 1958 - Encarregado e balconista do Armazém do Porto. Esse Armazém funcionava onde hoje é a Farmácia Modelo. Da Exportadora Coelho, José Coelho observava aquele rapazinho que com tanta responsabilidade e competência se incumbia sozinho do Armazém, uma vez que seu proprietário (Anderson Porto), viajava muito, depositava-lhe total confiança. Seu José Coelho, convidou-o então para trabalhar na Exportadora Coelho, com uma proposta melhor. Então, ele foi auxiliar de escritório e, em seguida, com a implantação da Mercedez Benz (ligada à Exportadora Coelho), subgerente de vendas e gerente administrativo até 1973. Nesse ínterim, foi prefeito.
1969 a 1972 - Prefeito Municipal de Petrolina.
1973 - Faz total opção e se dedica completamente ao magistério (deixa a Exportadora Coelho), através de contrato com a Secretaria de Educação de Pernambuco e passa a ministrar aulas nos Cursos Técnicos de Administração e Secretariado no Ginásio Evangélico Polivalente de Petrolina (hoje, Escola Eduardo Coelho).
1974 - Assume a Direção do Ginásio Evangélico Polivalente, permanecendo nessa função até 1981, já Escola Alfa Polivalente de Petrolina.
1976 - Elege-se Vereador (Presidente da Câmara) por Petrolina.
1981 - Assume o cargo de Agente da Previdência Social em Petrolina, ao mesmo tempo em que no turno da noite exercia a função de orientador dos cursos profissionalizantes da Escola Eduardo Coelho.
1981 - Descompatibiliza-se da função de Agente Previdenciário, para candidatar-se a Vice-Prefeito de Petrolina (ao lado de Dr. Augusto de Souza Coelho), continuando nessa função até 1988.
1982 - Vice-Prefeito de Petrolina.
1986 - Assume a Direção do SESI/Petrolina, até o dia do seu falecimento, em 17 de junho de 1993.
... Ver mais
Ver menos