Valdeir Batista nasceu na cidade pernambucana de Ipubi, em 10 de outubro de 1936, mas foi criado no município de Araripina. Ainda adolescente, demonstrou coragem e deixou o conforto do lar à procura de oportunidades que dificilmente uma pequena cidade do sertão pernambucano poderia oferecer nos anos 60. Então foi parar na cidade grande, a cidade maravilhosa! Uma vez no Rio de Janeiro, conseguiu sobreviver e estudar, apesar de todas as dificuldades vivenciadas por imigrantes nordestinos, como: discriminação, falta de dinheiro, e saudade da sofrida e querida terrinha. Ao retornar a Pernambuco, terminou os estudos, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Caruaru e conseguiu um bom emprego e estabilidade financeira.
Venceu como imigrante nordestino! Voltou a Araripina pelo desejo de utilizar sua capacidade a serviço de uma região carente de profissionais qualificados, de educação, e acima de tudo, de água. Recebeu proposta de trabalho do então Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE), chegou ao cargo máximo da agência, e outra vez obteve a estabilidade e o conforto de um emprego seguro, começando sua trajetória na administração pública. Tomado pelos mesmos princípios que o fizeram deixar Araripina, deixou o emprego estável para lançar voos mais altos. E então, começou uma pequena tecelagem, que hoje emprega mais de 500 pessoas no setor têxtil. Mesmo com todas as adversidades que um empresário brasileiro está sujeito, ajudou a gerar desenvolvimento econômico em Araripina, consequentemente beneficiando o Estado de Pernambuco, gerando tributos e impostos, bem como provendo empregos diretos e indiretos. Também promovendo a cultura e entretenimento para o povo, através da rádio Arari FM, que faz parte do seu grupo empresarial. Valdeir venceu também como empresário e condutor de benefícios sociais à população na geração de emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias que dependem direta e indiretamente de seus empreendimentos.
Mais uma vez, invadido pela vontade de mudar o destino do povo pernambucano, desta vez no campo da Administração Pública, usou de sua força, experiência e reputação a serviço de causas ainda mais nobres, como o bem-estar do povo do Sertão do Araripe. Dentre várias, uma de suas bandeiras era trazer água aos milhares de sertanejos que sofrem na pele com os efeitos da estiagem, sabendo, o próprio Valdeir, o que é conviver com a falta d’água. Durante este desafio, foi por duas vezes Deputado Estadual na Casa Joaquim Nabuco (ALEPE), com mandatos de 1991 a 1998. Depois, para exercer seu papel de administrador público mais perto do povo, foi Prefeito do Município de Araripina, nos anos de 2005 a 2008. Com seu empenho e seriedade na causa pública, alcançou representatividade local, estadual e regional. Triunfou ao trazer a tão necessitada água ao sertão do Araripe, através da Adutora do Oeste. É aclamado pelo povo. Venceu também como político e gestor público.
Valdeir ensinou aos quatro filhos e netos o valor da dignidade e humildade. Pregou o bem não apenas por palavras, mas por atos durante toda uma vida. Não negou ajuda nem aqueles que, por fraqueza ou ignorância, o ofenderam. Semeou sempre o amor sem cobrança, à união e a importância da estrutura familiar. Hoje colhe o respeito e o amor incondicional. Venceu também como Pai. É só olhar para trás e ver que as marcas que deixou são eternas. Seu legado é exemplo do administrador público e empresário que estimulam o cidadão a sonhar, planejar, agir e realizar.
Por tudo isso, Valdeir de Andrade Batista, recebeu a Medalha Leão do Norte pelo Mérito Administrativo e Assistência Social A entrega foi na Alepe no dia 29/11/2017 venceu na vida.
... Ver mais
Ver menos