O Sobrado da Pedreira, em Manaíra-PE, teve sua construção concluída em 12/12/1851. Seu primeiro dono foi Manoel José Diniz, solteiro, que ali habitou por 20 anos.
Desistindo da atividade rural, em 1871 vendeu a propriedade ao Major Gerônimo Teotonho da Silva Loreiro e sua mulher, Maria Emília Côrte. O pai dela era italiano e se chamava Ângelo Côrte, e a mãe chamava-se Joaquina Côrte. O Major era senhor de 50 escravos, e os possuía em perfeito estado de saúde. Após sua morte, eles foram muito bem cuidados pela senhora Maria Emilia.
Maria Emília teve somente um filho do Major Loreiro, de nome Valeriano Côrte Loreiro. Seu segundo esposo veio de Campina Grande. Era advogado e veio defendê-la em uma causa na justiça, contra um enteado dela. Esse enteado era policial militar, residia em Recife, Pernambuco, e queria tomar um terreno, em Pernambuco, de sua madrasta. Sua madrasta ganhou a causa.
Três anos depois veio a casar-se com seu advogado, com o qual teve oito filhos: Leonidas, Políbio, Fídias, Corina, Maria, Nelina, Leonizia e Ermengarda Côrte de Araújo.
Depois que a mãe morreu as herdeiras do Sobrado foram Corina e Leonizia.
Corina faleceu com 85 anos, em 10 de novembro de 1988, e Leonizia, em setembro de 2004. Ficaram os sobrinhos e sobrinhas por conta do Sobrado.
(http://www.manaira.net/turismo.html)
... Ver mais
Ver menos