Sua história está contada no livro “Manoel Netto no rastro de Lampião”, de Leonardo Ferraz Gominho, edição de 2022, 209p. (vendas pelo fone: 82-99949-9831). Nesse livro, Leonardo cita sua data de nascimento como sendo 01/11/1902 e que é confirmada em pesquisas feitas por Joaquim Pereira, no seguinte registro (www.familysearch.org - Registro Civil, Floresta, PE):
“Aos 29 de agosto de 1902, compareceu no cartório segundo distrito de Floresta - PE, às 5 horas da tarde, Gregório Nogueira do Nascimento e declarou que no 01 de novembro de 1901, as 9 (nove) horas da noite, nasceu uma criança, sexo masculino de nome Manoel, filho legítimo do declarante e sua esposa Maria José de Sá, neto paterno de Manoel de Souza Ferraz e Florença Felismina de Sá, avós maternos, José Alves de Lima e Anna Mendes de Sá, após o batismo se chamará MANOEL NOGUEIRA NASCIMENTO. Foram padrinhos Thomaz de Souza Ferraz e Firmina Alves de Lima, testemunhas: Antônio Pedro dos Santos e João Lopes de Souza Ferraz. Domingos Soriano de Souza - Escrivão.”.
Em novas pesquisas feitas por mim, Magno de Sá, encontrei seu assento de batismo onde consta:
“Aos vinte de Abril de mil e novecentos e dois, na Capella de S. Francisco, baptisei solemnemente o inocente Manoel, com idade de quatro mezes e vinte dias de nascido legitimo de Grigorio Nogueira do Nascimento e Maria José de Sá, forão padrinhos Thomaz de Souza Nogueira e Firmina Gomes de Meneses; De que mandei fazer este que assigno. O Vig. Pe. Americo Vasco.”
Assim, de acordo com assento de batismo, seu nascimento teria sido em 1/12/1901. No entanto, vamos considerar a data de 1/11/1901, por ser a data do registro civil e, também, a que é mais conhecida por todos.
Existe uma estátua em sua homenagem, em Nazaré do Pico, com os seguintes dizeres: “Integrante da Força Volante da Polícia Militar de Pernambuco. Comandante da Força Volante que combateu o cangaço, homem de caráter, coragem e determinação no campo de batalha, realizou movimentos de dança, bailando com bravura nas intempéries. Jamais fraquejou diante do inimigo." - Homenagem de seu sobrinho Dr. Tadeu de Menezes e dos Nazarenos. - Nazaré do Pico, 02.05.2015.”.
... Ver mais
Ver menos