Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Dados do cônjuge, companheiro(a) etc.
ID: #95709
87 anos, 11 meses e 26 dias, em 26-01-2019.
Nascimento:
Falecimento:
Notas:
Ex-Deputado Estadual, Ex-Prefeito de Oeiras, Ex-Secretário Estadual de Segurança Pública e de Governo, Juarez faleceu no Hospital da Unimed, em Teresina-PI em consequência de crise renal. Ele ficou internado por 45 dias.

Bacharel em Direito com graduação iniciada na Faculdade de Direito do Recife e concluída na Faculdade Federal de Direito do Piauí (hoje Universidade Federal do Piauí).

Vocação política

Membro do antigo PSD foi eleito por esta legenda vereador de Oeiras em 1958 e depois prefeito do município em 1962. Com a ascensão dos militares ao poder e extintos os partidos políticos via Ato Institucional Número Dois editado em 27 de outubro de 1965 e a subseqüente instituição do bipartidarismo fez opção pela ARENA, o novo partido situacionista cuja maior liderança no Piauí era o então governador Petrônio Portela.
Eleito para o seu primeiro mandato de deputado estadual em 1966 retornou à prefeitura de Oeiras em 1970 para cumprir um mandato de dois anos. Findo o seu novo interregno no Executivo conquistou novos mandatos de deputado estadual em 1974 e 1978 ingressando no PDS após a reforma partidária decretada pelo presidente João Figueiredo renovando seu mandato em 1982. Secretário de Segurança Pública no primeiro governo Hugo Napoleão, seguiu a este quando da criação do PFL e em sua nova casa partidária foi reeleito em 1986. Vencido por Kléber Eulálio na disputa pela presidência da Assembléia Legislativa para o biênio 1989/1991 cerrou fileiras a seguir na base parlamentar do governador Alberto Silva, a quem inicialmente fazia oposição e em razão disso ingressou no PL sendo eleito primeiro suplente de deputado estadual da coligação "Movimento de Integração do Piauí" em 1990.
Reconciliado com seus antigos companheiros do PFL passou a apoiar o governo Freitas Neto e em virtude da morte de Francílio Almeida foi efetivado deputado estadual. Ciente de que precisava recompor seu capital político foi candidato a prefeito de Oeiras em 1992 sem que tenha sido vitorioso e colheu nova derrota quando tentou renovar seu mandato de deputado estadual em 1994, porém no segundo turno das eleições para governador àquele ano ignorou o apoio de seu partido a Átila Lira e aderiu à campanha vitoriosa de Mão Santa, a quem serviu como Secretário de Segurança Pública no primeiro governo e Secretário de Governo em sua segunda gestão. O ingresso de seu grupo político no PMDB o devolveu ao centro das discussões políticas no estado do Piauí e reafirmou sua condição de influente líder político.

Rivalidade

Ao longo da década de 1980 a liderança da família Tapety em Oeiras foi contrabalançada pela união de dois grupos políticos sob a égide do PMDB: um liderado pelo médico Benedito Sá e outro pelo advogado Luciano Nunes os quais atravessaram a década como vitoriosos nas disputas eleitorais travadas contra os seus adversários, fato que se repetiu em 1990 quando, em face do apoio dado pelo clã Tapety a Wall Ferraz candidato do governador Alberto Silva à sua sucessão, seus rivais integraram uma dissidência partidária que ingressou no PDS e apoiou o nome de Freitas Neto, que quatro anos antes era apoiado justamente pelo clã Tapety, ao passo que Benedito Sá (B. Sá) e Luciano Nunes apoiaram Alberto Silva para governador em 1982 e 1986.
Em 1982 Juarez Tapety viu seu irmão José Nogueira Tapety Júnior ser eleito deputado federal pelo PDS, entretanto foi só a partir dos anos noventa que seus filhos surgiram na cena política piauiense e todos com raízes fincadas em Oeiras: Tapety Neto chegou à prefeitura em 1996 sendo reeleito no ano 2000 e Mauro Tapety foi eleito deputado estadual e 1998, 2002 e 2006. Foi a partir da ação conjunta deste dueto que o referido clã retomou o comando político da cidade.

Fonte: Meio Norte
... Ver mais Ver menos
ID: #95710
✭05-11-1961 –
1
ID: #95711
✭02-04-1963 –
2
  • Para inclusão de novas famílias, use o formulário próprio em Word e encaminhe para o e-mail do site: Download do Formulário para inclusão de novas famílias
  • É possí­vel saber as relações de parentesco entre duas pessoas quaisquer deste site. Para isso, é necessário memorizar o nome de uma das pessoas e seguir as instruções seguintes:
    • No momento, já está memorizado o nome de Alzira Macedo Reis .
    • Localize a segunda pessoa e siga as instruções que aparecerão aqui.
  • Você pode também memorizar e verificar o parentesco clicando em Parentesco na barra de menus.
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Alzira Macedo Reis
Dados do arquivo
Data: Quinta-Feira, 21-11-2024 16:52 GMT - DB1
Pessoas: 113.941
Famílias: 36.281
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com